quinta-feira, 8 de junho de 2017

Arquivo em Cartaz/ Oficina Lanterna Mágica 2017


Exibindo Post_Oficinas_ArquivoCartaz07 (1).jpg

Eu fiz este curso no ano passado, foi incrível...realmente faz toda a diferença para quem pretende trabalhar com documentário, cinema de arquivo!!

ARQUIVO EM CARTAZ INFORMA:
INSCRIÇÕES ABERTAS PARA A OFICINA LANTERNA MÁGICA
Estão abertas as inscrições para a Oficina de Criação de Filmes Lanterna Mágica. A atividade é gratuita, direcionada a candidatos a partir de 18 anos e os interessados têm até o dia 05 de julho para efetuar a inscrição e concorrer a uma das 18 vagas oferecidas. A lista de selecionados será divulgada no dia 7 de julho pelos seguintes canais de informação:
Fique ligado!
Realizada desde 2015, a Oficina Lanterna Mágica tem por objetivo oferecer o conhecimento e as ferramentas básicas para a experimentação cinematográfica. A partir da apresentação de um breve painel de autores e obras do chamado cinema ensaístico e da análise de uma coleção de filmes de arquivo especialmente selecionada para a atividade, os participantes são incentivados a explorar todo o potencial do material através de exercícios de apropriação e ressignificação de sons e imagens na confecção de ensaios em curta-metragem.
Mantendo a fórmula de sucesso das edições anteriores, Lanterna Mágica convidou o documentarista e ensaísta Joel Pizzini para ministrar a atividade. Pizzini, que concorreu ao Urso de Ouro no Festival de Berlim de 2015 com o curta “Mar de fogo”, assina roteiros e produção de filmes para cinema e TV. Entre outras obras, dirigiu “Olho nu” (2012), documentário sobre o cantor Ney Matogrosso, “Mr. Sganzerla – Os Signos da Luz” (2012), “Anabazys” (2009) e “500 Almas” (2003), Premiado no Festival do Rio, Mar del Plata, Huelva, Brasília e no É Tudo Verdade, também concorreu nos festivais de Veneza e Locarno. Em 2017, seu mais recente trabalho, o curta-metragem “Elogio da Sombra”, foi selecionado para a mostra competitiva do Oberhausen Film Festival, na Alemanha. Além do reconhecimento nacional e internacional de suas obras, Pizzini tem extensa experiência na condução de oficinas e cursos voltados para a criação cinematográfica e a videoarte.
Programada em duas fases distintas, Lanterna Mágica acontece entre 24 de julho e 04 de agosto de 2017, com aulas de 2ª a 6ª feira, das 10 às 13h, no Arquivo Nacional e entre 14 de agosto e 10 de outubro de 2017, quando os alunos terão à disposição os serviços de ilha de edição para a finalização dos curtas-metragens.
Os curtas realizados durante a Oficina concorrerão entre si nas categorias de melhor filme e júri popular, inseridos na grade de programação do Arquivo em Cartaz – Festival Internacional de Cinema de Arquivo, previsto para o período entre 6 a 15 de novembro. A obra premiada na categoria de melhor filme da Mostra Oficina Lanterna Mágica será contemplada com até dez minutos de imagens em movimento do acervo do Arquivo Nacional.
Conheça o regulamento e acesse o formulário de inscrição:
http://cinemasemfronteiras.com.br/site/inscricoes.php


Exibindo DSC_1694.JPG

Nenhum comentário:

Postar um comentário