terça-feira, 30 de agosto de 2016

Mais uma conquista!!! Denominação de Origem dos Espumantes de Pinto Bandeira






Pinto Bandeira, um lugar especial...seu clima de montanha, sua beleza natural e seus espumantes...
E assim, começam os trabalhos para a Denominação de Origem dos espumantes de Pinto Bandeira.
Coordenar os trabalhos técnicos para estruturar a primeira Denominação de Origem exclusiva para vinhos espumantes finos é o novo desafio da equipe liderada pelo pesquisador Jorge Tonietto, da Embrapa Uva e Vinho. Ele reuniu representantes da Associação dos Produtores de Vinho de Pinto Bandeira (Asprovinho), gestora da IP de vinhos finos de Pinto Bandeira e membros do Projeto IG Brasil para discutir as atividades e as próximas etapas a serem seguida. O encontro aconteceu na Sede da instituição de pesquisa, na semana passada, em Bento Gonçalves.
As indicações geográficas vieram para conferir reputação, valor e identidade a um produto de uma origem específica. Pinto Bandeira já possui a Indicação de Procedência, sendo que a Denominação de Origem virá para coroar um trabalho coletivo de quase 15 anos para um produto nobre da Serra Gaúcha – os espumantes”, comentou Jorge Tonietto.
Para o presidente da Asprovinho, Daniel Panizzi, esse encontro foi muito importante para alinhamento. “Esse primeiro contato é fundamental para que todos tenham conhecimento das diferentes atividades que serão realizadas. A troca de ideias sempre acontece”, avaliou. Em Pinto Bandeira, são quatro as vinícolas da Asprovinho que comandam a campanha pela DO: Don Giovanni, Aurora, Valmarino e Cave Geisse.
  Hoje, o Brasil possui cinco regiões vinícolas de vinhos finos com indicação geográfica (IG) reconhecida pelo INPI, sendo quatro Indicações de Procedência (IP) - Altos Montes, Monte Belo, Pinto Bandeira e Farroupilha, e uma com Denominação de Origem (DO) - Vale dos Vinhedos. Todas elas foram apoiadas tecnicamente sob a coordenação da Embrapa Uva e Vinho, que reúne profissionais da Embrapa (Clima Temperado e Uva e Vinho), Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Universidade do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Fonte texto: A.I. Embrapa Uva e Vinho










Nenhum comentário:

Postar um comentário