domingo, 3 de abril de 2016

CRAB - Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro no Centro do Rio








As pessoas que me conhecem sabem da minha paixão pelo artesanato.
Tanto que no ano de 2006 viajei os estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro cadastrando artesãos para montar uma loja.
Foram dias incríveis...muitas estradas...muitas pessoas, muita arte. Por várias vezes, cheguei a lugares distantes...onde as pessoas vivem em um outro ritmo, em outra realidade, e eu me perguntava de onde tiravam aquela arte que brotava pura e simplesmente de suas mãos.
O Artesanato sempre me encantou...em minhas viagens tenho por hábito buscar alguma peça que possa representar os locais que visito...e vou dizer, o Artesanato Brasileiro é simplesmente maravilhoso, rico, variado como este nosso imenso país.
Neste final de semana fiquei muito feliz ao visitar o CRAB - Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (inaugurado no dia 22 de abril), na Praça Tiradentes, no Centro da cidade do Rio de Janeiro.

A Praça Tiradentes está sendo revitalizada, e o prédio que abriga o CRAB foi completamente reformado para abrigar a produção artesanal do Brasil. Já faz tempo que o Sebrae atua diretamente neste setor produtivo com uma visão de negócio, mas a preocupação não é somente financeira, visa também o social, ambiental e cultural. E o CRAB vem coroar as ações de reposicionamento e requalificação do artesão... e assim, criando condições de uma continuidade deste tipo de trabalho.
A exposição de inauguração ORIGEM VEGETAL, que inclui trabalhos de 27 estados brasileiros, mostrando as várias facetas de cada região através da utilização de sementes, palha, madeiras de mais de 100 espécies vegetais genuinamente brasileiras. A seleção para esta mostra predominam trabalhos de autoria coletiva, elaborados por cerca de 60 associações ou cooperativas artesanais, tanto rural quanto urbana, além de 19 etnias indígenas, e 50 artesãos independentes.
















No local, também funciona uma loja que disponibiliza para venda várias peças que também estão na exposição.
Fica a dica para uma visita...está realmente valendo a pena!

Serviço:
Exposição Origem Vegetal (22 de março a 24 de setembro de 2016)
Praça Tiradentes, 67, 69, 71 Centro - RJ
Entrada Gratuita
Maiores informações - www.crab.sebrae.com.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário