segunda-feira, 28 de março de 2016

Ilha Fiscal e o Último Baile do Império



 



                                         Quadro que retrata a O Último Baile do Império, pintado por Francisco Figueiredo, exposto no Museu Histórico Nacional, na Praça XV.


A cidade do Rio de Janeiro, por ter sido a capital do Império, guarda a história do Brasil...um destes tesouros históricos é a Ilha Fiscal.
Por sua posição estratégica na Baía da Guanabara, foi designada por D. Pedro II como posto alfandegário.
O imperador considerava a ilha um delicado estojo, digno de uma brilhante joia...e assim começou a construção de um "château", em estilo gótico-provençal para abrigar o posto.






Porém, a ilha ficou na história por um outro motivo...lá aconteceu o último baile do Império, no dia 9 de novembro de 1889, um dos mais grandiosos e concorridos da cidade com 4.500 convidados, entre eles a Família Real.
Esta festança foi a saideira...pois no dia 15 de novembro, apenas seis dias depois do baile acontecia a Proclamação da República do Brasil.
Atualmente, a ilha pertence à Marinha do Brasil e está aberta à visitação (de quinta a domingo)...o passeio  é feito num saveiro (horários: 12:30h/ 14h/ 15:30h) e sai do Centro Cultural da Marinha, na Praça XV.



Na ilha, um guia de turismo dá toda explicação histórica e mostra projetos da Marinha e o local do famoso baile....para melhores informações https://www1.mar.mil.br/dphdm/inicio

Aproveitem!!!








Nenhum comentário:

Postar um comentário