quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Vinícola Peterlongo comemora 100 anos





Sim...o espumante brasileiro já tem história pra contar, pra brindar!
No dia 15 de outubro, uma grande festa aconteceu na sede da Vinícola Peterlongo, em Garibaldi para comemorar o aniversário de 100 anos da vinícola.
Um pouquinho de história...
Em 1899, Manoel Peterlongo chegava em Garibaldi, na bagagem trazia o conhecimento obtido com seu avô na bela Itália...trouxe consigo o "savoir faire" da produção de espumante no Método Tradicional...o Champenoise. Assim, em 1915, funda o Estabelecimento Vinícola Armando Peterlongo S/A, nome em homenagem ao seu único filho, e mais tarde, seu sucessor.
Em 1930, Manoel edifica a sede da vinícola...um belo castelo inspirado na arquitetura da região de Champagne, na França.
Durante as obras, tudo foi minuciosamente pensando para criar condições favoráveis para a elaboração do champagne...foi usada a pedra basáltica...abundante na região e que propiciava temperatura a ideal para a bebida. Inclusive, as caves foram construídas de modo a "captar" o vento minuano...típico no sul do país, para conseguir uma temperatura estável em seu interior.
Tanto trabalho e empenho levaram o sonho de Manoel para bem longe...tanto que, em 1942 seus produtos podiam ser encontrados na conhecida rede de loja americana Macy's de Nova Iorque. A marca seguiu uma trajetória de sucesso...estando presente nos principais eventos do Brasil, inclusive na taça do então presidente Getúlio Vargas.
Porém, a vinícola passou por maus momentos...e em 1960 a empresa, que ainda era controlada pela família, passou a produzir filtrados doces e bebidas de baixo valor  agregado, utilizando a mesma marca que imortalizara o glamour brasileiro anos antes.
Para resgatar toda esta história...e preservar este patrimônio sócio cultural, há 13 anos um grupo de empresários adquiriu  a vinícola, tendo o Sr.Luiz Carlos Sella, um dos sócios e porta voz.
Segundo ele, a ideia é resgatar o prestígio outrora desfrutado...para isso, várias reformulações estão sendo feitas... desde a roupagem dos produtos, como a estratégia de ampliação na demanda e produção dos espumantes da Peterlongo. Os espumantes elaborados pelo método charmat também receberam reforço recentemente, com modernização de garrafas e rotulagem. Os vinhos também ganharam atenção, com a ampliação de oferta da Linha Armando Memória, composta por varietais com passagem por barricas de carvalho e da linha de vinhos jovens finos – Terras -, comercializada em quatro varietais e um assemblage, todos com tampas de rosca e com embalagem bag-in-box para
versão Cabernet Sauvignon.
Durante a festa, os convidados puderam conhecer  a linha colecionável, criada para comemorar este centenário. Existe um futuro promissor...borbulhante!


Parabéns VINÍCOLA PETERLONGO, foi uma grande honra participar deste momento histórico para o Vinho do Brasil!















.

Nenhum comentário:

Postar um comentário