quinta-feira, 30 de julho de 2015

155º Leilão de Vinhos dos Hospices de Beaune - Rio de Janeiro

 



Os grandes vinhos da Bourgogne são reflexos de séculos de história, tradição e savoir-faire!
Ontem, na Tribuna Social do Jockey Club do Rio de Janeiro, a AQIA e a ANIMA VINUM ....em nome do DOMAINE HOSPICES DE BEAUNE  e da CHRISTIE'S trouxeram a 155ª edição do mais antigo e famoso leilão de vinhos beneficente ao Brasil...o evento, na verdade, teve a incumbência de anunciar a chegada do leilão à América Latina.

 
Mas, a novidade não para por aí...pela primeira vez na sua longa história, os vinhos do Domaine Hospices de Beaune são assinados por uma mulher, trata-se da enóloga Ludivine Griveau.
Ela contou um pouco da história da Instituição que foi fundada há mais de 550 anos, tendo como principal objetivo curar doentes e ajudar necessitados. Através do anos...contando com o apoio de generosos benfeitores, o Domaine se transformou em uma das mais prestigiadas explorações vitícolas da Bourgogne, valorizando o pequeno produtor artesanal, que sozinho não teria condições de escoar sua produção.

A enóloga Ludivine Griveau

Explicou também, o processo de cultivo e a vinificação dos vinhos...são 60 hectares divididos em pequenas parcelas que resultam em vinhos bastante diferentes entre si: 10 hectares de Chardonnay e 50 hectares de Pinot Noir,  85% das suas vinhas são classificadas como Premier Cru ou Grand Cru.




Os fundos angariados neste leilão anual são destinados para cuidar dos doentes e idosos e para manutenção dos edifícios históricos...a diretora da Christie´s Brasil, Cândida Sodré, explicou a dinâmica da venda dos lotes para ajudar ao interessado a escolher os vinhos que mais gosta. E vale lembrar, que há preços para todos os bolsos.( www.christies.com)

                                            A diretora da Christie's no Brasil - Cândida Sodré            

             

O depoimento emocionado do Sr. Alaor Pereira Lino, que hoje tem o privilégio de ser proprietário de alguns lotes dos vinhos da instituição com rótulo personalizado.

 


A Sommelière Anna Rita Zanier apresentou a proposta inédita da Anima Vinum no Brasil... trata-se dos kits variados compostos por seis garrafas que traduzem toda a especificidade da Bourgogne... e propõe levar o consumidor ao "découverte du vin" (www.animavinum.com.br).

Os rótulos degustados
 
 
 
Com as queridas Anna Rita Zannier e Ana Paula Pagani
 


O evento acontecerá no dia 15 de novembro, no Domaine Hospices de Beaune, na França.
 Dou-lhe uma , Dou-lhe duas, Dou-lhe três...Santé!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário