segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Rota Cantinas Históricas - Serra Gaúcha





Você já conhece a Rota Cantinas Históricas, na Serra Gaúcha?
Então, veja só que tesouro está te esperando em Faria Lemos...
Sabe aquela gostosa sensação de chegar em um lugar em que tudo é menos, e este menos é mais? Onde a cultura italiana é preservada através da culinária, seus vinhos e histórias.


Porque este nome... Rota Cantinas Históricas? As cantinas eram usadas originalmente para guardar os mantimentos, um lugar carregado de saberes e memória que retratam a vida do colono em uma experiência inesquecível.
O roteiro é um charme...adoro comprar geleias, compotas, queijos e copas caseiras no Armazém das Cantinas Históricas. Ficar por ali conversando e comendo um delicioso pão com salame, e fazendo uma viagem ao passado com o simpático acervo de peças antigas ali expostas.

 
 
 
 
 

Em seguida, no MonteVino...uma das belas vistas da região... observar as nuances de cores dos vinhedos encravados no vale, e degustar os maravilhosos espumantes Estrelas do Brasil...  são verdadeiras obras de arte... elaborados pelo Irineo Dall Agnol. Os espumantes já foram merecidamente elogiados pelo crítico de vinhos português Rui Falcão.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Temos ainda o Parque Dal Pizzol, um lugar que fiquei apaixonada desde a primeira vez que visitei...o simples fato de terem o Vinhedo do Mundo, foi algo que me chamou a atenção. É isto mesmo, são mais de 200 variedades de uvas vindas de 22 países. Trata-se de um vinhedo "globalizado".
O Parque é um lugar agradável, cheio de belos recantos... onde um museu a céu aberto espera pelo visitante...são ferramentas e máquinas usadas nos primórdios da vitivinicultura local. Além disso, você se depara com animais como galinha d'Angola, cisnes negros e também a Enoteca que guarda uma coleção de mais de 2000 mil garrafas de vinhos produzidos desde a fundação da vinícola. É possível agendar um almoço no restaurante e saborear pratos de antigas receitas da família. Não podemos nos esquecer da degustação dos vinhos...um detalhe, nenhum vinho vai em barrica...resultando em vinhos frescos e frutados. Sou fã do Touriga Nacional.

 
 
 
 
 
 
 
 
Sfoladora...
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Não tem preço ser recebida pela família Cristofoli. Na cantina está o Spazio del Vino Cristofoli, ambiente inspirado nas tradições dos imigrantes italianos, que convida a passar bons momentos degustando vinhos elaborados pela família, sempre muito bem acompanhados pelos saborosos antipasti. Da última vez, desgustei um Sangiovese maravilhoso! Existe também, o picnic no edredom embaixo do parreiral...este ainda quero experimentar!

 
 
 
 
 
 
 
 

Viu que preciosidade? Você pode conferir o roteiro completo no site www.cantinashistoricas.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário