sábado, 13 de julho de 2013

Caminhos de Pedra, uma viagem no tempo...

 
 


Mais uma vez tive o prazer de visitar a Serra Gaúcha, este pedaço de Brasil que tem lugar garantido no meu coração...
E desta vez tive a oportunidade de conhecer um pouco melhor o roteiro Caminhos de Pedra...localizado na Linha Palmeiro, uma das maiores linhas de colonização italiana e que no final do século XIX teve seu momento áureo, pois era a única ligação entre a colônia Dona Isabel (Bento Gonçalves) e a colônia Caxias. Devido ao grande movimento neste trecho, foram construídas inúmeras casas e estabelecimentos comerciais. Porém, a partir de 1970, com abertura da rodovia que ligava Porto Alegre ao norte do estado, a Linha Palmeiro caiu em desuso, e consequentemente no esquecimento.
Em 1987, através de um projeto idealizado pelo engenheiro Tarcísio Michelon e o arquiteto Júlio Posenato que visava resgatar e preservar a cultura trazida pelos imigrantes italianos que chegaram na região a partir de 1875, foi realizado um levantamento arquitetônico de todo o interior de Bento Gonçalves. Assim, foi constatado que a Linha Palmeiro possuía o maior acervo de casas antigas feitas em pedra e madeira, e que contavam parte da história da imigração.
Com a recuperação arquitetônica, Caminhos de Pedra se tornou um atrativo turístico de Bento Gonçalves, e hoje possui 15 pontos de visitação, como a Casa da Ovelha, Casa da Tecelagem, Casa da Erva Mate - com seu moinho d'água, a Vinícola Salvati e Sirena - que faz um resgate das uvas italianas, a Vinícola Strapazzon - onde é possível conhecer as antigas ferramentas usadas na vinificação pelos primeiros imigrantes, a Pousada Cantelli - uma casa construída em 1878 e hoje disponibiliza três apartamentos para hospedagem...
No site, você poderá verificar os outros pontos de visitação:
  http://www.caminhosdepedra.org.br/pt/?pg=pontos-para-visitação

Em 2009,  Caminhos de Pedra foi declarado Patrimônio Histórico Cultural do Rio Grande do Sul.
Prepare-se para uma deliciosa viagem no tempo...

Casa da Ovelha
 

 
 

 

 

 
 
 
 
 
Casa da Tecelagem

 
 
Vinícola Strapazzon
 
 

 

 
 
 
 

 
 
Pousada Cantelli
 
 
 
 
Casa da Erva Mate
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário