segunda-feira, 11 de março de 2013

Enogestão... O que é?

 
 
 
O bom momento econômico vivido pelo Brasil está fazendo surgir novos consumidores no país, especialmente da classe média.

E este aumento de consumo tem se refletido também no mundo dos vinhos, e desta maneira propiciando o surgimento de inúmeros “negócios” ligados a esta bebida. São importadoras, lojas, supermercados, restaurantes que se deparam com um grande número de ofertas na hora de criar e gerir a sua adega-estoque. São inúmeros rótulos oriundos de reconhecidos produtores do Velho e do Novo Mundo. Isto, sem falar na produção nacional, que a cada ano galga mais um degrau na qualidade de seus vinhos. Cria-se então, um quadro onde se faz necessário um estudo minucioso para melhor direcionar as ações e o investimento deste cliente. Daí surge à necessidade da ENOGESTÃO!

 Mas, o que é ENOGESTÃO?

Na tentativa de entender um pouco melhor, conversei com Rafael Puyau - proprietário da Chez Puyau, uma empresa de consultoria empresarial - sobre a importância deste “suporte” especializado para o cliente passar a atuar neste extenso e complexo mercado do vinho.

Ele me explicou que ENOGESTÃO, é na verdade, uma gestão empresarial para o setor de vinhos, que ajuda ao cliente a identificar suas forças e fraquezas auxiliando-o na formação da estratégia para o melhor aproveitamento das oportunidades, e também de resguardá-lo das ameaças do mercado. Gerando assim, maior lucratividade e tornando o setor de vinhos mais rentável dentro do estabelecimento.

Para isso, a equipe de ENOGESTÃO, inicia uma série de ações que permitirão atender a todas as necessidades do cliente. Algumas destas ferramentas são: Pesquisa de Mercado, Desenvolvimento de Marca, Marketing e Vendas, Comunicação e Gestão de Estoque. Isto para citar apenas alguns dos mecanismos utilizados para garantir que o cliente obtenha maior lucratividade e rentabilidade, assim como um bom market share (participação) e sua permanência no mercado.

Perante tal explicação, não fiquei com dúvidas quanto à importância deste tipo de “assessoria” feita por pessoas qualificadas e atuantes no mundo do vinho para o sucesso dos negócios.
 
 
 
 
 
 

 
 
Entrevistado: Rafael Puyau
Proprietário da empresa Chez Puyau – www.chezpuyau.com.br.  Ele tem formação em enologia pelo Centre de Formation Professionnelle et Promotion d'Aude - CFPPA - em Narbonne, sul da França. Possui também, o Advanced Certificate level 3 pela escola inglesa WSET (Wine and Spirit Education Trust).  Além de fazer parte do corpo docente do SENAC Rio, onde ministra aulas de enologia para o departamento de gastronomia. Assim como, ministra aulas de enologia no curso de extensão em gastronomia na FASE (Faculdade Arthur de Sá Earp) em Petrópolis.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário