terça-feira, 12 de junho de 2012

Bento Gonçalves ... O Destino Brasileiro de Enoturismo

Mais uma vez a minha paixão pelos vinhos me levou a novas descobertas... e o destino escolhido foi Bento Gonçalves, cidade que fica na Serra Gaúcha, a uns 120km de Porto Alegre.
Bento (assim é chamada carinhosamente pelos moradores) é A Capital Brasileira da Uva e do Vinho, e está se tornando o destino de enoturismo no Brasil. Seus vales abrigam grandes vinícolas, assim como pequenas  e charmosas vinícolas familiares. Um lugar onde a cultura trazida pelos imigrantes italianos no final do século XIX está presente na culinária, na arquitetura, na música e dialetos.
Fiquei realmente muito feliz com o que encontrei. Percebi que a população local quer preservar toda a tradição de seus pioneiros. Assim, várias gerações já marcam presença na produção do vinho na região, e muitos destes vinhos e espumantes já foram reconhecidos internacionalmente através de premiações.
Projetos como a Rota das Cantinas Históricas e Caminhos de Pedra buscam resgatar e preservar a herança cultural, como é o caso do Armazém das Cantinas Históricas, onde o visitante pode adquirir as delícias da cozinha italiana preparadas na vizinhaça... são geléias, salames, queijos, pães, biscoitos, suco de uva...
No Vale dos Vinhedos, a estrada é ornamentada pelos parreirais e vinícolas...em Pinto Bandeira, seu visual deslumbrante é um convite para degustarmos maravilhosos espumantes.
Em breve terei um roteiro montado para percorrermos e degustarmos juntos os vinhos do Brasil. Serão cinco dias de muitos aromas e sabores ...


4 comentários:

  1. Muito interessante bento golcalves...essa epoca do ano deve ser gostoso la

    ResponderExcluir
  2. Olá...com certeza está uma delícia...mas o bom é que há beleza em todas as estações. Fiquei imaginando como será a primavera...

    ResponderExcluir
  3. Marcia minha querida tenho certeza que esse passeio deve ser literalmente delicioso com certeza vou querer fazer um dia e pode deixar que a divulgação entre meus amigos já está sendo feita!!!!beijos e muita luz sempre

    ResponderExcluir
  4. Marcos...muito obrigada pelas boas vibrações. Espero fazer um brinde com você por lá....

    ResponderExcluir