sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Mendoza-Argentina Terra da Malbec

A minha paixão pelos vinhos traçou o meu caminho rumo a Mendoza.
Saímos de Buenos Aires a noite, a bordo do ônibus que tem a super cama, é isto mesmo, trata-se de um ônibus suite, onde você desfruta do máximo conforto durante a viagem. Assistimos a um filme, depois serviram espumante, e logo o jantar regado a um bom vinho, é claro. E na hora de dormir o assento se torna uma super cama.
A viagem dura em torno de 12h, seguimos pela viação Andesmar...um serviço muito bom.
Chegamos pela manhã na rodoviária de Mendoza, tinha feito uma pré-reserva em um hostal, mas fomos "abordados" por uma guia de turismo local que nos indicou um outro hostal melhor localizado e com preço mais atrativo e que ainda nos pagaria o táxi.
Seguimos então para o Hostal Suites Mendoza. O taxista, muito simpático nos avisou que o hostal fica justo em frente ao Mercado Central da cidade. Adoro!!!
Foi o tempo de fazer o check in e ir conhecer o tal mercado, e para começar os trabalhos pedimos uma cerveja local, ANDES, muito boa. No mercado encontramos comidas típicas, frutas, verduras e legumes frescos, um lugar especial.
Bem, no hostal recebemos a dica para o aluguel de carro rumo às vinícolas, fomos procurar a empresa DOCWELL, conhecemos Diego e conseguimos um ótimo preço.
Dia seguinte, tomamos nosso "desayuno muy temprano" e fomos pegar nuestro coche. Depois de algumas confusões para sair do centro de Mendoza, conseguimos chegar a Ruta 40. Bodegas, lá vamos nós...
A primeira visita, agendada para 09h da manhã, na BODEGA PULENTA ESTATE, chegamos 40 minutos atrasados, pedimos desculpas a María Soledad que nos aguardava. Ela nos recebeu com um belo sorriso e uma taça de um maravilhoso rosé. Um momento mágico, aquela luz da manhã aos pés das Cordilheiras dos Andes foi de agradecer. Ela nos contou a história da bodega,  o processo de manufatura do vinho, e por fim chegamos à sala de degustação. Um lugar incrível, parecia um sítio para rituais, o que na verdade, não deixa de ser...
Nos despedimos de Soledad e partimos para a segunda visita, CATENA ZAPATA, uma mega vinícola com uma construção em forma piramidal. A visita um pouco mais corrida, junto com um grupo e depois uma degustação particular...divino!
Saimos na nossa peregrinação rumo a terceira visita, mas antes...paramos o carro embaixo de uma linda e frondosa árvore e comemos um belo sanduiche de jamon crudo e suco de pomelo. Afinal..ninguém é de ferro! E tendo sempre a Cordilheira como testemunha...sem palavras.
Barriguinha forrada, seguimos em direção a Lujan de Cuyo, na Ruta 40, em direção a Mendoza. Passamos pela ponte sobre o Rio Mendoza, mas o rio não estava lá...somente pedras e mais pedras em todo seu leito.
Chegamos, por fim à BODEGA VISTALBA, um lugar bárbaro...a construção em estilo espanhol combinava perfeitamente com o lugar. Cecília nos recebeu, uma tica bonita e simpática. Aliás, as mulheres estão super presentes neste mundo dos vinhos, um mero detalhe!!! Esta vinícola produz também azeite. Fomos conhecer as instalações e seguimos até a sala de armazenamento dos vinhos que fica a três andares embaixo da terra a uma temperatura ambiente entre 15 e 18 graus. Perfeito.
A grande surpresa ficou por conta da sala de degustação, onde uma das paredes deixava exposta a escavação. O solo aparente, podíamos ver as pedras e as raízes das videiras em toda sua profundidade rasgando o solo seco em busca de água. A degustação foi simplesmente dos Deuses!!! Aliás, o dia foi abençoado....






Nenhum comentário:

Postar um comentário