domingo, 18 de julho de 2010

Tenerife - Ilhas Canárias

Fui parar em Tenerife por pura obra do acaso, sem planos....
Descobri uma ilha cheia de surpresas.... ela fica no arquipélago das Ilhas Canárias a cerca de 300km da costa da África, mas pertence à Espanha.
Tem um clima todo particular, a parte norte da lha é verde e úmida com lindas florestas verdejantes e brumas, enquanto ao sul é muito seco, vulcânico.
E por falar em vulcão, o El Teide é presença dominante na ilha, e é  a montanha mais alta da Espanha. A paisagem lunar do vulcão foi cenário de inúmeros filmes como Inimigo Meu, Planeta dos Macacos e o mais recente... Fúria de Titãs. É realmente incrível passear pelas trilhas de pedras vulcânicas, onde existe uma formação rochosa bem especial chamada La Catedral, acho inclusive que Gaudí deu uma passada por ali,  e se inspirou para a construção da Sagrada Família. Quando você começa a subir, subir, subir em direção ao vulcão, quando olha para trás, você está acima das nuvens, é isso mesmo.....Acredite!
Em Tenerife você pode visitar as cidades de Santa Cruz de Tenerife (a capital), La Laguna, Candelária (onde ficam as estátuas dos heróis guanches, povo que vivia na ilha quando chegaram os espanhóis. Os guanches viviam na Idade da Pedra, enquanto a Europa já se encontrava na Idade Média. Eram altos, loiros e bastante valentes), Guílmar (onde estão as pirâmides de Guílmar).
Em Los Cristianos que fica na parte sul da ilha, onde alugamos um apartamento,  os termômetros marcavam 23 graus em pleno inverno, enquanto em Madrid faziam 3 graus negativos.
Vale uma visita às outras ilhas do arquipelágo: Gran Canária, La Gomera, La Palma e Lanzarote (onde vivia José Saramago).
Preste atenção quando for marcar a passagem, pois há dois aeroportos.. o do sul e do norte. Ainda há um outro detalhe....Tenerife possui o segundo melhor carnaval do mundo. Eu vi e gostei.


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário