domingo, 27 de junho de 2010

Ilha Grande, uma ilha paraíso

Tão emocionante é a chegada na ilha, de dentro da barca ela vai crescendo, crescendo, e compreendemos o porque de seu nome, mas que ilha grande! A barca ancora no cais, na praia do Abraão, a ilha nos recebe de braços abertos na sua grandeza verde. O Pico do Papagaio desponta recortando o céu, em um constrate do verde contra o azul sem fim.
A próxima missão é conseguir uma boa pousada para deixar a mochila e  partir em algum passeio de barco que sai diariamente para diversos pontos da ilha, as saídas são por volta das 10:30h. Os roteiros são maravilhosos: Praia de Lopes Mendes para quem gosta de surf . Para este passeio tenho uma dica...... quando descer do barco e fizer a pequena trilha para chegar à praia de Lopes Mendes, preste atenção, pois a sua direita haverá uma entrada para a praia de Santo Antonio. Praia linda, normalmente vazia, um pequeno paraíso. Outro lugar imperdível é a  Lagoa Azul, onde você pode mergulhar com os peixes coloridos. No  Saco do Céu, fica a praia dos Amores, onde o fundo é repleto de estrelas do mar, maravilhoso. Nesta enseada tem um restaurante simples que serve um arroz de polvo de comer rezando.
Se você prefere fazer uma trilha.... siga para Dois Rios, uma caminhada sem grandes dificuldades, pois não se trata de uma trilha , e sim de uma estrada que foi utilizada para levar os dententos na época da penitenciária que existiu na ilha. Saindo da Vila do Abraão, são 3 hs de caminhada, mas vou dizer... vale super a pena. A chegada na praia é deslumbrante, dois rios desembocam no mar e você tem as opções de tomar banho de rio e/ou de mar.
Na volta do passeio, um jantarzinho na Vila, onde existem boas opções para comer. Adoro ficar numa mesa ao livre, embaixo da amendoeira  no restaurante Rei do Camarão, uma porção de  lula a doré crocante para começar...... acompanhada de uma caipirinha ( a melhor que já tomei, é tipo uma limonada suíça, um perigo gostoso). E então, é só esperar o pôr do sol, que banha a praia com uma luz de uma cor indescritível.  Depois de comer e beber bem, dar uma voltinha e experimentar uma sobremesa caseira nos tradicionais carrinhos de doce que existem. Temos quindins, cocadas, cuzcuz, bolos variados, pudim e outras loucuras.
Este pequeno paraíso fica muito próximo, graças a Deus. É só pegar a barca em Mangaratiba, viajar 2 horitas,  e carimbar sua chegada a um pedaço do paraíso. É todo seu.....
Ah, uma peculiaridade da ilha que gosto muito...não há carros, somente alguns poucos carros oficiais: bombeiro, ambulância... A locomoção é de barco ou by foot. Andelante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário